segunda-feira, 30 de setembro de 2013

ARTE RUPESTRE

Actualmente estão identificados 15 sítios com pinturas rupestres na região do Ebo. Desses, a equipa do “Projecto Ebo” fez o registo de 9 e estão a ser estudados em pormenor 3 abrigos com pinturas rupestres (os primeiros a serem registados no âmbito deste projecto) – Dalambiri, Cumbira e Caiombo.


Localização dos sítios com arte rupestre – a azul os sítios registados;
 a vermelho os sítios identificados, mas ainda não registados.Fonte: Folha nº II – Sumbe. Instituto de Geodesia e Cartografia de Angola.


DALAMBIRI ou NDALAMBIRI
A aldeia de Dalambiri fica a cerca de 11 Km a Norte/Nordeste do Centro do Ebo.
O Abrigo situado a uma altitude de 1348 m, num grande inselberg granítico está orientado para Oeste.
Existem quatro níveis de sobreposições de pinturas: a negro muito diluídas, algumas a vermelho tijolo, em menor número e várias tonalidades de branco (do mais amarelado ao branco "puro", correspondendo a dois momentos diferentes), por vezes, combinadas com outras em negro e laranja.
Representados existem antropomorfos com morfologia diversa, geralmente associados entre si ou com zoomorfos.
Os zoomorfos são múltiplos e diversos, muitas vezes sendo possível identificar a espécie - antílopes, elefantes, jacarés, lagartos, cobras, aves.
Surgem ainda vários geométricos - figurações reticuladas, rectangulares, quadrangulares, triangulares - e outras diversas (figurações indefinidas), a par de duas inscrições recentes.
De salientar a enorme diversidade de representações de tipóias e de armas de fogo, por norma associadas a antropomorfos.
As pinturas apresentam apresentam tamanhos diversos que vão desde poucos centímetros até mais de 1m de comprimento e neste abrigo ultrapassam o milhar de representações.

Aldeia de Dalambiri.


Percurso até ao inselberg de Dalambiri.


Subida do Inselberg até ao abrigo.

Entrada do abrigo.


Algumas das pinturas rupestres.


Algumas das pinturas rupestres.

Algumas das pinturas rupestres de Dalambiri.


CUMBIRA
O abrigo apresenta três níveis de sobreposições com pinturas mais antigas a negro - zoomorfos (prováveis palancas) (painel1), antropomorfos esquemáticos e figuras geométricas muito simples (painéis 3 e 4). Existe apenas um traço em vermelho escuro e muito patinado no painel 4, que poderá corresponder a um momento mais remoto, mas em relação ao qual não se consegue identificar mais pinturas.
O momento seguinte poderá corresponder a representações de zoomorfos ou antropomorfos, pintados a branco, acompanhados de zoomorfos mais esquemáticos (Painel 1 e 4).
A fase seguinte apresenta figuras brancas de antropomorfos, alguns com armas e machados em forma de meia-lua, zoomorfos de perfil (elefantes, antílopes, lagartos), por vezes em cenas de caça e transporte e, ainda, representações em negro de antropomorfos carregando tipóias (Painéis 1 e 2).
Na parte inferior, junto ao solo do abrigo, no painel 1, identificam-se pinturas a branco "puro", deixando antever pequenos círculos e outras formas indeterminadas porque escondidas pelos sedimentos que, ano após ano, se acumulam no abrigo, trazidos pelas águas que o invadem no período das chuvas. 
Neste abrigo há cerca de uma centena de figuras.

O abrigo da Cumbira visto a partir da aldeia.

Forno da aldeia da Cumbira.

O abrigo e parte do percurso entre ele e a aldeia.

Algumas das pinturas rupestres da Cumbira.

Algumas das pinturas rupestres da Cumbira.

Algumas das pinturas rupestres da Cumbira.


CAIOMBO
O Bairro situa-se a cerca de 7,5 Km a Norte/Nordeste do Ebo.  
O abrigo situa-se a 1379m, num inselberg granítico, voltado a Este, composto por duas exsurgências geminadas de formato circular, completamente rochosas. À direita destas cavidades há uma pala com cerca de 11,5 m de comprimento com depósitos sedimentares.
Nestas cavidades circulares podem identificar-se algumas figurações de antropomorfos e zoomorfos esquemáticos a negro, muito desvanecidas e sobre as quais estão sobrepostas todas as demais.
Parecendo também corresponder a um momento mais remoto, pois encontram-se por baixo de todas as outras, estão figurações a vermelho escuro – círculos, semicírculos e linhas, podendo corresponder a uma representação única de grandes dimensões.
Seguem-se figurações a branco sujo e acinzentado, com pigmento muito espesso e grosseiro de zoomorfos e alguns símbolos simples, de cariz geométrico, sobre os quais estão representações, num branco amarelado, de antropomorfos com grande dinamismo, expressando a ideia de movimento, eventualmente ser contemporâneas das figuras em vermelho tijolo, tendo em conta a sequência estratigráfica. 
À última fase correspondem as pinturas em branco puro representando antropomorfos, sendo que um aparece com uma arma de fogo, zoomorfos de perfil e a representação de um quadrado.
A pala apresenta pequenas figurações esquemáticas em vermelho escuro, muito patinado – um antropomorfo esquemático, duas figuras indeterminadas compostas por traços grossos e outras duas compostas por traços finos, mais figurativas. Estas representações, juntamente com os círculos em vermelho escuro da cavidade anterior parecem corresponder à fase mais remota que se consegue identificar.
Há ligeiramente menos que uma centena de figuras.

Aldeia do Caiombo.


Abrigo do Caiombo.

Na  entrada do abrigo.

Algumas das pinturas rupestres do Caiombo.

Algumas das pinturas rupestres do Caiombo.

Algumas das pinturas rupestres do Caiombo.

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